O VALOR DA NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES QUE ATUAM NOS PROCESSOS INCLUSIVO NO CAMPO MISSIONÁRIO

Autores/as

Palabras clave:

Neurociência, formação de educadores, aprendizagem, inclusão, campo missionário

Resumen

Compreender as potencialidades, as limitações e o funcionamento do sistema nervoso oportunizam ao educador preparo frente às demandas pedagógicas no campo missionário. Com o conhecimento da neurociência, o processo ensino-aprendizagem torna-se assertivo, ativo e naturalmente inclusivo, ratificando que cada cérebro é um cérebro, que todos são capazes de aprender e nas diferenças, Cristo, nos faz um. A formação docente dentro deste paradigma traz o entendimento de como o educando aprende, habilitando o missionário educador a ensinar, transformando cada aula, encontro ou atividade, em momentos de realização, afetividade, descobertas, prazer, o desabrochar de novos talentos, sonhos, aprendizagens significativas, não fazendo diferença o educando ser típico ou atípico.

Biografía del autor/a

Veronica Oliveira de Araujo da Cruz

Assessora de Inclusão e Acessibilidade na Diretoria de Educação Superior - FAETEC RJ; Neuropedagoga Institucional e Clínica; Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC); Membro da CpE (Ciência para Educação); Prêmios nacionais e internacionais; CEO no Ateliê Neuropedagógico Veronica Cruz; Professora nos cursos de graduação e pós-graduação; Escritora; Pesquisadora; Musicista; Conferencista. Membro da PIB de Campo Grande - Rio de Janeiro.

Citas

ALVAREZ, A.; LEMOS, I.C. Os neurobiomecanismos do aprender: a aplicação de conceitos no diaa dia escolar e terapêutico. Revista de Psicopedagogia, 2006, vol. 23, n. 71, pp. 181-190.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes,2001.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. Sã o Paulo: Cortez - Brasí lia, DF:MEC/UNESCO, 2003.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2005.

FLOR, D.; CARVALHO, T. A. P. Neurociência para educadores: coletânea de subsídios para “alfabetização neurocientífica”. São Paulo: Baraúna, 2012.

FONSECA, Vitor da. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GUERRA, L.B. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios epossibilidades. Revista Interlocução, 2011.

IZQUIERDO, Ivan. Questões sobre memória. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

LENT, Robert. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais da neurociência. São Paulo:Atheneu, 2001.

MORIN, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

OLIVEIRA, G.G. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação deprofessores. In: Revista Educação Unisinos, 18 (1), p.13-24, janeiro/abril 2014.

RATEY, John J. O cérebro: um guia para o usuário. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Publicado

2023-08-02