O ANÚNCIO DA ESPERANÇA CRISTÃ: UMA REFLEXÃO ECLESIÁSTICA E MISSIOLÓGICA SOBRE O DIÁLOGO DA IGREJA NO MUNDO

Autores/as

Palabras clave:

Eclesiologia, Diálogo, Esperança, Missão, Evangelização

Resumen

Pretendemos propor alguns apontamentos para integrar uma hipótese para que o diálogo eclesiástico, assestado para o anúncio da esperança cristã na evangelização, possa desconstruir ou evitar oenclausuramento das igrejas em suas denominações. Portanto, a situação problema do trabalho foi saber se o anúncio da esperança cristã na evangelização pode evitar a recolha e a “endogenia” das igrejas decorrentes das convicções doutrinárias. O objetivo geral traçado para o presente estudo foi discutir se é possível que o anúncio da esperança cristã na práxis da evangelização, e da eclesiologia que dialoga com omundo hodierno, seja capaz de reduzir a desesperança que tem sido construída no âmago dos necessitados na realidade brasileira. A metodologia do artigo foi o levantamento bibliográfico e a pesquisa teórica, arrimados em fontes consistentes e proficientes do ponto de vista taxonômico. Os resultados demonstram que a esperança cristã pode ser considerada eficaz para minimizar a desesperança no ambiente da misériae da indigência, bastando o cristão entender que ele é parte influente desse processo e precisa estarpresente com ajuda no ápice onde ocorre o sofrimento humano. Percebemos que esse comportamento, que parte do individual para o coletivo, é armígero na luta contra o enclausuramento denominacional.

Biografía del autor/a

Cristiano de Siqueira Mariella

Doutorando e Mestre em Teologia pela PUC-Rio. Mestre em Engenharia Civil pela UFF. Pós-graduado MBA em Marketing Empresarial pela UFF. Graduado em Teologia, Administração e Ciências Contábeis. Graduando em Filosofia pela UNINTER. Coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Professor dos Cursos de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

BÍBLIA de Jerusalém. Nova ed. rev. e ampl. 2. impr. São Paulo: Paulus, 2003.

GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

KEMPIS, Tomás. Imitação de Cristo. São Paulo: Mundo Cristão, 2017.

KUZMA, Cesar. O futuro de Deus na missão da esperança: uma aproximação escatológica. São Paulo: Paulinas, 2014.

KUZMA, Cesar. Por uma esperança responsável: interpelações éticas e teológicas para uma nova práxis. Pistis & Práxis. Curitiba, v. 10, n. 2, 290-307, maio/ago. 2018.

LEWIS, Clive Staples. Cristianismo puro e simples. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017.

MENDOZA-ÁLVARES, Carlos. Deus ineffabilis: uma teologia pós-moderna da revelação do fim dos tempos. São Paulo: É Realizações, 2016.

MOLTMANN, Jürgen. O Deus crucificado: a cruz de Cristo como base e crítica da teologia cristã. Santo André/SP: Academia Cristã, 2011.

MOLTMANN, Jürgen. Teologia da esperança: estudo sobre os fundamentos e as consequências de uma escatologia cristã. São Paulo: Loyola, 2005.

MOLTMANN, Jürgen. Teologia da esperança. São Paulo: Herder, 1971.

PFEIFFER, Charles. F.; VOS, Howard. F.; REA, John. Dicionário bíblico Wycliffe. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.

STOTT, John. A cruz de Cristo. São Paulo: Editora Vida, 2006.

VIER, Raimundo.; FERNANDES, Floriano de Sousa. Immanuel Kant: textos seletos. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

Publicado

2023-08-02