O DESAFIO DA PRÁTICA VOCACIONAL NO CAMPO MISSIONÁRIO: UM ENSAIO ACADÊMICO SOBRE SAÚDE E MISSÕES

Autores

  • Mario Angelo Cenedesi Júnior
  • Aline de Almeida Braga Ribeiro

Palavras-chave:

Saúde, Missões, Vocação, Chamado, Campo Missionário

Resumo

A Saúde sempre foi um tema importante de discussão. Desde o traçar de sua definição, deixando de pensar em algo 'completo', mas, sim, 'dinâmico', se faz presente em todas as organizações, inclusive as missionárias. O presente ensaio tece uma discussão importante sobre a necessidade de cuidado à Saúde das populações, bem como cuidar da Saúde dos missionários, de suas famílias e dos demais obreiros. Menciona a necessidade de cuidado em diferentes áreas (como Saúde da Mulher e Saúde Mental), destacando a importância da prevenção à Saúde dos povos acompanhados, como medida de qualidade de vida (pessoal e profissional), bem como qualidade dos trabalhos no próprio campo missionário. Ainda, o preparo do profissional de Saúde, dentro de sua função (como membro de uma equipe multiprofissional) é de suma importância. Por fim, faz-se necessário o entendimento dos sentidos práticos de 'vocação' e 'chamado' como elementos constituintes, básicos e necessários aos profissionais de Saúde que participam da obra missionária, compreendendo o Ide de Jesus, amando Missões e aqueles que precisam ser alcançados.

Biografia do Autor

Mario Angelo Cenedesi Júnior

Doutorando direto em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires, Argentina. MBA em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo, MBA em História da Arte pela Universidade Estácio e pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio. Médico formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP. Graduação-sanduíche pela Facultad de Medicina y Ciencias de la Salud de la Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares-Madrid, Espanha. Médico-voluntário da Junta de Missões Mundiais.

Aline de Almeida Braga Ribeiro

Mestre em Teologia pelas Faculdades Batistas do Paraná, especialista em Espiritualidade e Saúde/Cuidados Paliativos, pós-graduada em Aconselhamento Pastoral e Capelania e bacharel em Teologia. Consultora em Organização Profissional e Qualidade de Vida. Gestora Estratégica na área de Saúde e Apoio Emocional da Junta de Missões Mundiais.

Referências

BUTESEKE, W. O Chamado: Características e consequências da vocação ministerial. FACULDADE BATISTA PIONEIRA IJUÍ-RS. 2011.

CENEDESI JÚNIOR, M.A. ENSAYO SOBRE LA RELACIÓN SALUD-ENFERMEDAD: CONCEPTOS,CONTEXTOS HISTÓRICOS Y RETOSEN LA SALUD PÚBLICADE ARGENTINA, CHILE, MÉXICO Y BRASIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.8.n.04. abr. 2022. ISSN -2675 –3375.

CÉSAR, K.M.L. Vocação: perspectivas bíblicas e teológicas. Viçosa: Ultimato, 1997.

CUBELLI GR. Salud, Enfermedad y Culpa. Editorial Dunken, 2018.

FREUD, S. O mal-estar na civilização(1930). Rio de Janeiro, Imago, (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, v. 21), 1980.

FRUSTRAÇÃO Ministerial: Quando a empolgação vira decepção. Rio de Janeiro, 05 abr. 2011.

GUSSO, A. R. Evidências da vocação ministerial. O Batista Pioneiro, Curitiba, ano 84, n°11, p. 03, nov 2010.

HELMANCG. Cultura, saúde e doença. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994

MORILHA, A. A prevalência de sintomas de transtornos psiquiátricos em missionários evangélicos/protestantes transculturais brasileiros. Tese de doutorado. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Programa de Psiquiatria. 2019.

ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas (ONU). XVI Asemblea General. Decenio de las Naciones Unidas para el desarrollo: programa de cooperación económica internacional (I). New York: ONU; 1961. [Resolución 1710].

PHMM. A Brief History of Public Health. Public Health Museum in Massachusetts. USA, 2001

ROSA, M. Psicologia da religião. 2. ed. Rio de Janeiro: Junta de Educação Religiosa e Publicações,1979.

SCLIARM. História do Conceito de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):29-41, 2007.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO/OMS) Action required to address the impacts of the COVID-19 pandemic on mental health and service delivery systems in the WHO European Region. Geneva: World Health Organization. 2021.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos